Mudanças climáticas: conversações e controvérsias


Em tempos de chuva, chuva, chuva, sol, sol, sol, calor, calo, calor, frio, frio, frio… começamos no Labic a acompanhar a keyword “climate change” no Twitter. Após três meses de extração deu para ver que o debate sobre mudanças climáticas mobiliza muitos e distintos atores: climatólogos, negacionistas, Leonardo Di Caprio e Obama. 🙂

O interesse pelo tema surgiu nas aulas do professor Eduardo Viveiros De Castro, no segundo semestre de 2013, quando numa de suas últimas aulas abordou sua pesquisa sobre o fim do mundo, realizada em conjunto com a professora Debora Danowski.

Uma mês após as aulas, o Espírito Santo passou por um desastre ambiental. Fortes chuvas conjugadas com um modelo econômico neodesenvolvimentista arruinaram dezenas de cidades do Estado. Onde eu vivo, em Vila Velha, a cidade entrou em estado de alerta. E durante 30 dias uma parte da cidade, ocupada pela especulação mobiliária, ficou debaixo d´água. A solução para escoar a água represada foi drástica: destruir parte de uma reserva ecológica para ampliar a foz do rio e aumentar a vazão do rio. Claro. Deu tudo errado.

A partir daí, o interesse foi ficando maior. É o começo de um trabalho. E deu para analisar que se trata de uma controvérsia intensa e pesada. Quem quiser ver o arquivo no detalhe, pode consultar os aquivos que estamos disponibilizando por aqui. Há seis grupos fortes na rede. Vamos aplicar nossas ferramentas de análise para entender  universo de cada um deles. Decidimos expor a rede para os grupos mais especializadas estudar junto conosco. Para visualizar a rede no detalhe é só baixar esse PDF aqui. O acervo de tweets contendo o termo “climate change” está aqui: http://goo.gl/RnnJhn Para ver os tweets, use o LibreOffice (é só abrir e vai dar tudo certo. É software livre, funciona bem) ou o Excel ( é preciso abrir um novo arquivo > clicar em Dados > De Texto (ícone) > abrirá uma nova janela e é só selecionar em Origem do arquivo a opção Unicode UTF 8 > clicar em avançar > Na opção Outros, digitar o símbolo pipe | > Avançar e ir dando OK. Ufa!

ClimateChange

Compartilhe

Comentários