Visagem: extração, análise e visualização de imagens do #protestoes

5 de julho de 2013

por Labic


Autores: Johanna Inácia Honorato e Veronica A. Ribeiro Haacke

O Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, através do projeto “Visagem”, realiza em conjunto com o estudo das publicações textuais em rede, imagens dos últimos protestos ocorridos no Brasil. As imagens, publicadas em sites de redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, foram coletadas para serem visualizadas a partir de softwares específicos e analisadas para que possamos compreender melhor essas manifestações. Ao correlacionarmos seus dados, podemos identificar padrões e dissonâncias desse movimento, reflexo dos diálogos entre a rua e a web.

A busca para a extração das imagens foi realizada levando em consideração a importância da hashtag “#protestoes”, em relação à outras que foram criadas no estado (#protestovix, #protestovitória), para as manifestações ocorridas no período dos dias 17 a 24 de junho de 2013. Os sites de redes sociais escolhidos foram o Facebook (492 imagens) e Instagram (500 imagens) cujas metodologias de captura se diferenciaram, baseando-se no estilo de cada plataforma.

 

imagem facebook/instagram

Montagem das 500 imagens do Instagram

 

Montagem das 492 imagens do Facebook

Montagem das 492 imagens do Facebook

 

Após a extração dessas imagens, foram criadas visualizações por meio do programa ImageJ, utilizando a macro ImagePlot¹, ambos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos do Software (softwarestudies.com), dirigido pelo professor e pesquisador Lev Manovich. Desde 2007, esse grupo desenvolve pesquisas sobre análise de cultura relacionada às interações na internet, bem como visualizações de Big Data (como por exemplo a de 4535 capas da Times Magazine dispostas por data de publicação e brilho).

O ImagePlot permite a visualização de grupos de imagens a partir de uma série de parâmetros como matiz, brilho, saturação e outros dados que podem ser adicionados futuramente ao dataset. No caso das imagens extraídas como primeira etapa do projeto “Visagem”, os dados foram organizados de modo a transparecer, além das ligações entre propriedades da imagem, possíveis análises do campo da teoria das imagens.

 

Gráfico eixo X Usuários e eixo Y Brilho Médio das imagens do Instagram

Gráfico eixo X Usuários e eixo Y Brilho Médio das imagens do Instagram

Gráfico eixo X Usuários e eixo Y Brilho Médio das imagens do Facebook

Gráfico eixo X Usuários e eixo Y Brilho Médio das imagens do Facebook

 

A equipe de pesquisa desse projeto está, no momento, em processo de categorização das imagens a partir dos seguintes grupos: “pessoas”, “multidão”, “cartaz”, “informativo/montagem” e “ponte”. Mediante essa nova filtragem, análises mais profundas poderão ser estudadas.

¹ O ImagePlot foi desenvolvido pelo Software Studies Initiative com apoio do National Endowment for Humanities (NEH), do California Institute for Telecommunications and Information Technology (Calit2), e do Center for Research in Computing and the Arts (CRCA) nos EUA.

 

Compartilhe

Comentários