Marielle, Presente – Mapa de tweets entre 08 e 16 de março de 2018

17 de março de 2018

por Fabio Malini


Após a coleta de publicações no Twitter com “Marielle Franco“, totalizando mais de 3 milhões e meio de tweets, executamos um script desenvolvido no Labic a fim de identificar as suas geolocalizações.

Na hora de publicação de um tweet, o usuário pode optar por mostrar a sua localização, a partir de um ponto específico (geolocalização) ou nome de cidade e país, conforme disponibilizado pela rede social. É este dado que utilizamos para cruzar com um banco de dados de geolocalizações, para então visualizá-lo interativamente por meio da plataforma CartoDB, a fim de obter um panorama de atividade na rede em escala global. Segue o mapa dos tweets:

Total: 9.861 geolocalizações, sendo 9.141 do nosso script, de um total de 3.573.340 publicações analisadas.

Devido à multitude de lugares com nomes similares ou homônimos, observamos alguns falsos positivos. No entanto, decidimos por utilizar um grande número de geolocalizações em âmbito global a fim de permitir identificar uma maior pluraridade quanto à fonte das publicações, em vez de analisar o Brasil em isolado. É esperado, porém, que quanto mais distante do Brasil, menor exatidão sua geolocalização demonstrará. É uma perspectiva inicial que colabora para visualizar estes dados geoespacialmente, mas deve ainda ser refinada. Apesar do volume inicial identificado ser baixo frente ao total de publicações, este torna-se mais expressivo quando comparado com os dados inicialmente retornados pelo Twitter (720 geolocalizações) – isto é, um aumento de mais de 1300%.

Compartilhe

Comentários