“Narrativas controversas: As tramas emergentes da ciberguerra do #Wikileaks”: Apresentação do TCC da Priscilla Calmon

27 de maio de 2013

por Labic


wikileaks

Hoje (27/05), às 14 horas, na arquibancada do LABIC, no Centro de Artes da UFES, teremos a apresentação do trabalho de conclusão de curso da Priscilla Calmon. Com o titulo Narrativas controversas- As tramas emergentes da ciberguerra do Wikileaks, Priscilla apresenta uma apurada pesquisa sobre as mudanças no jornalismo em um mundo pós-Wikileaks.

Slides:

Usando da metodologia cartografia das controvérsias, importante abordagem inspirada nos princípios da teoria ator-rede e que utiliza das questões relacionadas a extração de dados das redes digitais, Priscilla acessa e analisa dados envolvendo a hashtag #Wikileaks entre 6 de agosto e 20 de novembro de 2012. Ao longo de seu trabalho, Priscilla explora as controvérsias que emergem sobre a organização, mapeando e gerando visualizações com o uso do software Gephi.

Essa pesquisa, tem o potencial “devir” jornalismo de se apoderar das possibilidades geradas pela análise de dados e de softwares de visualização. Há um convite nas controvérsias que engendram o Wikileaks, desde a sua origem ao debate sobre a publicização de informações, assim, os apontamentos desse trabalho criam ainda novas e intrigantes perguntas.

 

Compartilhe

Comentários