Artigo: Do “Não Vai Ter Copa” para a “Copa dos Memes”: uma análise das imagens memes mais compartilhadas durante a Copa do Mundo FIFA 2014

25 de agosto de 2014

por Veronica Haacke


Este artigo será apresentado no XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, no dia 3 de setembro em Foz do Iguaçu. Diante de tantas imagens compartilhadas com a temática da Copa, o artigo tem como ideia principal compreender como as imagens caracterizadas como memes foram marcantes para a representação do mundial, traçando um paralelo com a ideia de meme proposta por Richard Dawkins. Assim, estabelecemos a nossa compreensão de meme, separando-os em grandes categorias para melhor analisá-los. Para esse estudo, o LABIC realizou coletas diárias das imagens compartilhadas no Twitter com termos relacionados à Copa do Mundo durante o período do evento. A análise deste artigo parte da seleção dos memes dentre as 100 imagens mais compartilhadas entre o período de 12 a 29 de junho.

Em breve, o artigo estará disponível junto às outras publicações realizadas pelo laboratório, na categoria “Publicações” e nos anais do evento. Essa pesquisa foi realizada com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes); e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Compartilhe

Comentários