Análise discursiva de Lula e Bolsonaro no podcast Flow

26 de outubro de 2022

por Fabio Goveia


Por Laryssa Florêncio e Fábio Goveia

 

As muitas declarações dos candidatos à presidência do Brasil nesta reta final de campanha estão em praticamente todos os lugares. Das tradicionais sabatinas de grandes veículos de imprensa aos debates, dos discursos em comícios às entrevistas coletivas. Porém, no pleito de 2022, tanto Luiz Inácio Lula da Silva quanto Jair Bolsonaro usaram a prática de participar de entrevistas em canais de influenciadores digitais. E um dos mais importantes canais a receber as presenças dos presidenciáveis foi o podcast Flow. 

No dia 8 de agosto, Bolsonaro concedeu entrevista, enquanto que Lula esteve no programa no dia 18 de outubro. Enquanto o atual mandatário alcançou a audiência de cerca de 550 mil pessoas simultaneamente, o ex-presidente obteve mais de 1 milhão de visualizações ao vivo. A relevância dos eventos não diz respeito apenas ao espaço para os candidatos apresentarem propostas ou se defenderem, mas também pela ampla audiência entre os jovens que o Flow possui. Esse público pode ser decisivo em uma eleição tão disputada 

A partir dessas entrevistas, o Labic utilizou metodologia para analisar os léxicos utilizados pelos dois concorrentes ao Palácio do Planalto. Para tanto, foram extraídas as legendas dos vídeos disponíveis na plataforma YouTube do canal, sendo que a publicação de Jair Bolsonaro tem 5h20min, enquanto que a de Lula tem aproximadamente 1h40min. 

Os dados foram processados em script próprio do Labic, tornando possível a criação de visualizações das relações textuais a partir do software Gephi. Após a coleta, foram extraídas as 500 palavras mais utilizadas por cada candidato. Em seguida foi realizada uma filtragem com os seguintes termos: saúde, educação, corrupção, fome, economia, inflação, segurança, violência, diplomacia, SUS, vacina, igreja, religião, criança, e família. Esses termos foram escolhidos por serem parte principal das pautas de campanha de ambos. O processamento no software de visualização de dados permitiu observar os principais temas em clusteres.

LULA

 

Filtragem das 500 palavras mais usada pelo candidato Lula no podcast Flow

Filtragem das 500 palavras mais usada pelo candidato Lula no podcast Flow

Ao longo da entrevista do Lula, os temas mais abordados foram família, igreja e fome. Importa ressaltar essa abordagem da palavra família, que inclusive faz parte do slogan do adversário. Contudo, ao abordar o tema família Lula faz uma associação ao cartão do Bolsa-Família e ao aumento da insegurança alimentar no Brasil que foi intensificado com a pandemia do coronavírus. Desloca, assim, o debate de um campo em que tem dificuldades para um contexto mais favorável.

Já no tema igreja há referência à lei de liberdade religiosa aprovado em 2003 pelo então presidente Lula. Em outros momentos o termo aparece vinculado à palavra mentira, contribuindo com a narrativa de que a igreja é um lugar para se exercer a espiritualidade e não disseminar mentiras.

 

BOLSONARO

Filtragem das 500 palavras mais usada pelo candidato Bolsonaro no podcast Flow

Filtragem das 500 palavras mais usada pelo candidato Bolsonaro no podcast Flow

 

 

 

A entrevista concedida por Jair Bolsonaro teve como temáticas de destaque: saúde, vacina e família. Ao falar sobre o vacina, a construção da narrativa de Bolsonaro é voltada para a valorização da eficácia da vacina e para o atraso na compra das vacinas que foram disponibilizadas em 2020. O cluster sobre saúde tem ainda a palavra “renan”. Trata-se de Renan Calheiros, o qual Bolsonaro afirma que o então senador junto com Randolfe Rodrigues queriam que ele fizesse a compra das vacinas a qualquer custo. Essa abordagem contrasta com a postura do presidente durante o primeiro ano da pandemia, quando ele não colocou a compra das vacinas como prioridade. Mas a presença de “vacina” ilustra essa mudança no discurso com a chegada do período eleitoral.
O termo “família” aparece vindo de duas óticas. Numa ele justifica a mudança do programa de transferência de renda de bolsa família para auxílio Brasil; e na segunda ele adota a palavra família para gerar empatia com o público e com seus apoiadores, sendo uma estratégia discursiva que tem se mostrado eficaz. Os números das pesquisas demonstram que o léxico de Bolsonaro esteve sempre alinhado com pelo menos 25% da população brasileira.
Com isso, conclui-se que os dois candidatos aproveitaram a longa exposição no podcast Flow para discursar principalmente para suas plateias já cativas, mas acabaram revelando um pouco das principais estratégias também para alcançar os eleitores ainda indecisos nessa reta final de campanha.

Compartilhe

Comentários