A repercussão do Protesto em Vitória na internet

10 de maio de 2012

por Labic


Por Marcelle Desteffani

A narração do instantâneo: a repercussão do Protesto em Vitória na internet é o título da minha pesquisa que começou em agosto de 2011 e vai até julho de 2012. Nesse projeto, buscamos entender quais os conteúdos foram produzidos por essa multidão que se mobilizou ora nas ruas, ora na rede, quais as motivações dos envolvidos na cobertura colaborativa do protesto e como se deu a dinâmica do compartilhamento dessas informações.

Num primeiro momento, estudamos autores como Clay Shirky, Bruno Latour, Lucia Santaella e Renata Lemos, Howard Rheingold, Dan Gillmor e Pierre Lévy que nos ajudaram a entender quem é o novo sujeito que age na rede e abala a hegemonia da imprensa em narrar o passado. Este estudo culminou no artigo apresentado no V Simpósio da ABCiber, em novembro de 2011.

Agora, outros autores já foram incorporados ao repertório bibliográfico, como Antonio Negri, Michael Hardt, Michel Foucault e Gilles Deleuze que vão nos ajudar a pensar a ação político-comunicativa da multidão. Com eles, buscaremos entender se o Protesto em Vitória se caracteriza enquanto mobilização multitudinária, como age ali a multidão, quais os objetivos ela possui ao sair da internet e ir às ruas e qual o comum é produzido por essa singularidade de vozes.

O recolhimento do material do Protesto em Vitória na internet já foi feito. Escolhemos perfis-chave no Twitter, de personagens que protagonizaram as mobilizações. Fizemos dessa forma porque, apesar de existir a hashtag #protestoemvitoria, com o tempo, os conteúdos ali agrupados desaparecem. No Facebook recolhemos material de alguns perfis como o Protesto GV. No youtube, buscamos os vídeos e os agrupamos no storify. Alguns álbuns de fotos no Facebook e no Flickr também estão sendo analisados. Posts de blogs midialivristas e publicações online da imprensa tradicional sobre as manifestações também fazem parte da pesquisa. Todo o material servirá para a reconstrução da história do Protesto e análise da repercussão da narrativa da multidão colaborativa e conectada.

Essa pesquisa também dará origem ao meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que vai contar também com entrevistas dos envolvidos no Protesto em Vitória: manifestantes, representantes do governo, imprensa tradicional e midialivristas, por exemplo.

Compartilhe

Comentários