LABIC libera todo acervo de posts, comentários e imagens da fanpage grupo Mídia Ninja

1 de janeiro de 2014

por Fabio Malini


ninja
O trabalho cooperativo do Midia Ninja não se esgota na produção autoral dos integrantes do coletivo. A força reside nas narrativas daqueles que comentam, curtem e espalham os posts dos ninjas. É essa prática cooperativa, geralmente negligenciada pela crítica que se faz ao grupo, que se transformou na maior riqueza do Mídia Ninja: empoderar o público na construção conjunto de publicações sobre protestos, revoltas e tumultos sociais.

O MN foi o grupo que adotou o TwitCasting como ferramenta universal do midialivrismo em 2013, levando os usuários de volta para o Twitter. O Labic reuniu todos os posts do Midia Ninja no Facebook e os seus respectivos likes, comentários e imagens. Também reuniu todos os tweets do grupo. E com isso reuniu também a memória que estava nas profundezas da timeline. São mais de 2500 posts, 10 mil imagens, mil tweets e o impressionante número de quase 1 milhão de comentários. Disponibilizamos também vários arquivos de grafo, para que o pesquisador analisar as interações e relações dos usuários da fanpage. Aqueles que fazem análise do Mídia Ninja sem estudar esse manancial de registros históricos, parece-nos, que ainda levam em conta um achismo que se revela ou em euforia desmedida, ou em raiva descontrolada do sucesso do grupo.

Há erros, há acertos na atuação do MN. Mas, sem empiria, qualquer análise não servirá de muita coisa.
Foi um trabalho laboratorial de seis meses para organizar esse acervo. Agora o acervo está disponível a todos. Tudo público, tal como preconiza a cultura dos ninjas.

FAÇA DONWLOAD: https://www.dropbox.com/sh/xhnntxstdtde0r8/A9iEM2hKEg

Compartilhe

Comentários