Labic participa do 1º Hackaton do Ministério da Saúde

3 de setembro de 2014

por Willian Lopes


Hackaton

Participantes do Hackathon em Brasília

Entre os dias 27 e 29 de agosto, aconteceu na Fiocruz, em Brasília, a primeira Maratona Hacker (Hackaton) do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DECIT/Sctie/MS).

O Hackaton, em paralelo ao “Seminário Internacional: Evidências Científicas para a Tomada de Decisão em Políticas e Programas de Saúde” e a 1ª Mostra de Experiências em Gestão da Saúde Informada por Evidências, teve como objetivo reunir programadores, designers, experts em gestão do conhecimento e informação em saúde e outros profissionais para uma maratona de programação, a fim de  desenvolver soluções para a melhor utilização dos dados do Pesquisa saúde – uma base de dados das pesquisas financiadas pelo DECIT/MS.

Com esse objetivo, a equipe VisualPS (composta pelos pesquisadores de desenvolvimento do Labic, Andrei Bastos e Willian Lopes, juntamente com os pesquisadores Daniela F. Corrêa, João L. Tavares e Lilian Peters) desenvolveu um protótipo de visualização  dinâmica. O projeto permite ao pesquisador ou gestor analisar os investimentos em pesquisa (ou outro parâmetro) em uma linha do tempo por meio de um gráfico de barras animado.

Screenshot from 2014-08-29 12:13:13

O texto gerado pela equipe pode ser baixado aqui

Hackathon_PesquisaSaude

e a apresentação aqui:

Ferramenta de Visualização de Informações

De uma forma geral, esse primeiro Hackaton foi muito produtivo. Os demais grupos fizeram trabalhos igualmente sensacionais – todos bem diferentes e alguns complementando outros. É provável que outros Hackatons ocorram para dar continuidade a esses trabalhos, assim como para fomentar outras iniciativas e projetos.

Hackathon3 Hackathon2

Compartilhe

Comentários